Tem dias que não estamos muito bem fisicamente 😕 .
Não se assuste 😱 !
Para começar, ao perceber que não é um bom dia do seu corpo não o torture: Alimente-se com refeições leves (não tem como errar, pense no que você daria para alguém doente ou um bebé e faça o mesmo para você)🍵 🍎 🍌. Não coma muito (seu corpo não quer excessos !). Hidrate-se (água, chás, sucos, sopas, gelatina). Se possível fique o dia em repouso 🛌🏻 . Evite álcool e cafeína. Passe o dia sem tabaco (ao menos nesse dia !!). Nada de drogas. Evite conflitos e pessoas tóxicas (elas nos adoecem mais). Se os sintomas melhorarem espontaneamente, durma mais cedo nesse dia.
Se não conseguir ficar em casa a repousar (sorte de quem consegue…) :
Tente seguir sua rotina nas horas seguintes e fique muito atento ao seu corpo, seus órgãos e tente entender que sinais seu corpo envia (os sintomas são alertas!).
1 – Respiratório: observe se tem sensação de falta de ar, se tem espirros, coriza, irritação ou dor na garganta e/ou dor nos ouvidos, se inicia episódios de tosse, caso tenha perceba se tem secreção (e de que cor) ou se é seca.
2 – Digestivo: observe se sente vontade de vomitar (náusea), dor na região do estômago, azia/queimação, sensação de que os alimentos “sobem à garganta”, dor na barriga (atente-se de perceber em que parte mais dói), observe se está alterado o funcionamento do seu intestino (diarréia, prisão de ventre), quantas vezes no dia seu intestino funcionou e se tem sangue ou alguma secreção diferente nas fezes (não tenha nojinho! saiu do seu corpo e isso é natural !)
3- Urinário: dor ou ardência para urinar, faz xixi muitas vezes e aos pouquinhos, acorda muitas vezes à noite para fazer xixi, a urina é turva, escura , tem sangue ou tem cheiro muito forte.
4 – Cardíaco: Dor ou sensação de opressão, aperto no peito/tórax do lado esquerdo ou no meio do peito, associado ou não com sensação de peso, dor ou dormência em braço esquerdo, palpitaçãoes (coração acelerado demais ou a bater de forma diferente).
Assim, que puder coisas simples: meça sua temperatura (importante ter um bom termômetro em casa e no trabalho), meça sua pressão arterial, meça seus batimentos cardíacos no equipamento ou com seu dedo no seu pulso, por um minuto faça a contagem. Se é diabético, meça seu açúcar no sangue (glicemia).
Se mesmo assim permanecer o mal estar e os sinais do seu corpo são frequentes e se tornam mais intensos: procure um médico. De preferência não vá sozinho ou avise um familiar ou amigo para onde está indo. Isso o deixará mais seguro e as pessoas que o amam também.
O que fazer/Onde ir: Emergência/Serviço de Urgência Hospitalar mais perto de você. Contacte seu médico de confiança e peça orientações.